Xadrez Para Todo Dia

Que a xadrez é uma estampa geométrica todas sabemos, mas o que vocês não sabem é que fazem parte da história humana, no Ocidente a origem da estampa xadrez pode ser encontrada já na Idade do Ferro (700 a 50 a. C.), foi no Norte da Europa, mais especificamente nos pântanos da Alemanha e da Dinamarca que escavações arqueológicas descobriram vestígios de sacrifícios humanos nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Eram quase exclusivamente de tecidos xadrez em fio de lã. É parece que o xadrez não teve uma origem muito meiga, será que os punks da década de 80 sabiam disso?
O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos,

O xadrez vermelho e branco é conhecido por padronagem “Medevi square” e considerado a marca registrada do xadrez sueco assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como “Vichy”.

Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais.

Hoje em dia, a camisa xadrez é uma peça que “vai e volta” no mundo da moda como tendência eu digo, pois no estilo da vida real, sabendo fazer boas composições ela pode ser utilizada em todas as temporadas. Na minha humilde opinião é uma peça essencial no guarda roupa masculino. Veja algumas inspirações.




 

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *