Se aqueça com Pea Coat

 

Pea Coat é, antes de mais nada, um casaco geralmente em lã grossa, com abotoamento duplo e gola larga, tradicionalmente vem na cor azul marinho e tem comprimento que vai até o final do torso. Seus primeiros registros são século XVIII, quando era usado por marinheiros europeus para enfrentar as baixas temperaturas do trabalho em alto-mar.
Com o tempo o pea coat foi ganhando novas leituras, a lã deu lugar a outros tipos de tecido como sarja, jeans, tricoline e até moletom, seu comprimento também mudou, dando origem a uma versão mais longa chamada bridge coat (antes usada pelos oficiais da marinha) e até mesmo seus botões mudam em número, material e, em casos mais radicais, de posição.
A razão do nome gera certa controvérsia, já que muitas fontes apontam o fomato da gola, similar a uma ponta de âncora (apelidada de “pea” em inglês), como sendo responsável pelo apelido, porém existem alguns textos que falam sobre o exagerado número de botões (que chegam a 10) terem inspirado o nome, pois “pea”em inglês também quer dizer ervilha. Uma terceira exlicação, menos notória parece fazer mais sentido, na verdade o nome vem da palavra holandesa “pij” que designa um tecido feito de lã áspera usado na confecção da peça em seus primórdos.

Por tratar-se de uma peça de inverno democrática o pea coat permite diversas combinações com os mais variados tipos de roupa, do casual ao social, formando composições que agradam desde os jovens até os mais velhos.

 

 

 

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *