Melhor escolha para festa de formatura

 Black Tie – Formal
O Black Tie é um dos trajes mais formais que existem, só sendo superado pelo White Tie. Geralmente é a escolha para formatura de faculdade, compreendendo o smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, sapato oxford preto de verniz e cummerbund de cetim preto (a faixa que vai na cintura) ou colete, sendo este último menos comum. Os acessórios para este tipo de traje não permitem deslizes, o relógio tem que ser sofisticado, com pulseira de couro e as abotoaduras prateadas, no bolso fica bacana o lenço branco de seda.

 

Black Tie Opcional

 Este dress code permite o costume preto com gravata preta para quem sente-se mais a vontade assim, mas provavelmente só os convidados terão essa “colher de chá”, os formandos certamente vestirão o Black Tie. Os acessórios são os mesmos do black tie, pois o nível de elegância é praticamente o mesmo.

Semi-Formal (Traje Social ou Passeio Completo)

 Aqui temos uma formalidade mais acessível, pois qualquer que tenha um terno básico já está com o traje garantido. Dificilmente uma formatura vai ocorrer durante o dia, o evento é realizado a noite em 99% dos casos, então suas opções ficam na velha trinca de ternos nas cores preto, cinza grafite e azul marinho que funcionam maravilhosamente depois das 18h. O marinho e o grafite são menos sisudos e o primeiro pode ser combinado com sapatos marrons, mas eu ficaria de qualquer maneira com o calçado preto combinado com o cinto preto, pois é considerado mais elegante e adequado para este tipo de ocasião. A gravata não precisa ser necessariamente preta, mas tem que ser discreta tanto na cor, quanto nos desenhos, portanto listras transversais e microestampa em tons sóbrios são boas escolhas, já xadrezes e desenhos grandes podem ser inadequados, tome cuidado!

Traje Esporte- Casual 
Como eu disse anteriormente os próprios formandos podem liberar o traje, optando por definições que nem sempre são claras como “casual chic”, “esporte fino” ou simplesmente “esporte”. Em outros casos será necessário perguntar o que diabos quiseram dizer com determinado termo (casual chic é um exemplo, ninguém sabe ao certo o que quer dizer) e, no final das contas, você vai acabar me mandando um e-mail pedindo meu conselho sobre o que deve vestir, porque realmente vai aparecer uma dúvida danada, algo comum quando temos muitas opções e um pouco receio, portanto vou dar minha opinião sincera sobre o traje para estas ocasiões caso não queira usar um terno tradicional, mas saiba que no fim das contas, a escolha é sua!

 

 

 

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *