Incrível | Veja 5 Documentários Foda no Netflix

Um filme documentário tem por característica sustentar-se por acontecimentos reais.

Quando se fala em cinema, filmes, é fácil lembrar de cara, das grande produções hollywoodianas, e acabamos esquecendo dos documentários, que são obras maravilhosas, graças aos irmãos Lumière, e posteriormente enraizado por Robert FlahertyOs documentários “Representa uma determinada visão do mundo, uma visão com a qual talvez nunca tenhamos deparado antes, mesmo que os aspectos do mundo nela representados sejam familiares.” Bill Nichols

Leia Também

Curtas Mostram o que Aconteceu entre Blade Runner e Blade Runner 2049

Major Lazer Lança Documentário Give Me Future

Linkin Park divulga trailer de novo álbum ao vivo

Veja Trailer American Crime History The Assassination of Gianni Versace

Um filme documentário tem por característica sustentar-se por acontecimentos reais. Trata efetivamente daquilo que ocorreu, antes ou durante as filmagens, e não daquilo que poderia ter acontecido. De lá para cá, as produções ficaram cada vez mais sofisticadas, e a capacidade para criação de documentários foi melhorada de uma forma que, nos leva a entrar no contexto demonstrado na tela, de forma sentimental.
Abaixo listarei cinco obras Foda que talvez vocês não saiba, mas estão disponíveis no catalogo da Netflix

01 Cocaine Cowboys
Ligações diretas com as narco facções de Pablo Escobar  e os cartéis de Cali e Medellin – fizeram de Miami a cidade americana mais sangrenta nas décadas de 1970 e 1980. Tudo porque o pó mostrou-se altamente mais lucrativo do que a maconha, num país em que o consumo de drogas é imenso. É possível que ninguém quisesse escapar de qualquer mazela brasileira empacotando tudo e indo para a Flórida. Jornalistas, policiais, agentes antidrogas, membros de gangues e traficantes falam do período mais escabroso desde a Chicago de Al Capone e a proibição do álcool.

02 Mad Dog Inside the Secret World of Muammar Gaddafi
Contando a trajetória de uma das mentes mais perturbadas que já existiu, Mad Dog, demonstra como Muammar Khadafi, agia de forma agressiva com um ditador implacável.
Gaddafi é tratado basicamente como um terrorista. Seu desígnio seria indicar quem passaria pela lâmina estatal, quem tombaria ante sua sabedoria e sapiência. Os relatos dos que foram aprisionados e fugiram para contar suas histórias são simplesmente aterradores, sob uma trilha sonora incidental que martela uma culpa maniqueísta sobre a persona vilanesca de Muammar, reprisando o arquétipo de mal governante persa propagada pelo ocidente, desconsiderando qualquer nuance em seu comportamento ou modus operandi, modo idêntico ao que tantos outros líderes  do Oriente Médio foram retratados.


03 Making a Murderer
Steven Avery havia acabado de ser pai quando foi preso como suspeito de estuprar uma mulher no interior do Estado de Wisconsin, onde morava. Steven tinha mais de um álibi e não tinha ligações com o crime, mas, com passagens pela polícia nas mais variadas causas – inclusive a de ter queimado um gato e jogado um carro para cima de uma prima casada com um policial – e com base no retrato falado feito pela vítima, acabou sendo preso. Dezoito anos depois, um teste de DNA conseguiu provar que ele era inocente e que, inclusive, o verdadeiro culpado já havia sido encontrado e estava preso. Solto, pediu uma indenização de US$ 36 milhões pelo tempo que ficou preso injustamente, mas, pouco tempo depois, Teresa Halbach, uma fotógrafa, desapareceu depois de tirar algumas fotos da casa de Steven e seus ossos foram encontrados queimados em seu terreno. Assim, acusado de novo, Steven aceitou um acordo de indenização de US$ 400 mil, valor bem abaixo do que havia pedido inicialmente.


04 
The Black Panthers
Na decada de 60, um grupo surgiu para lutar por mudanças: o Partido dos Panteras Negras. Fundada em Oakland, Califórnia, a líderança trouxe controvérsias para o debate sobre o racismo. 40 anos depois, eles seguem no imaginário popular. Este documentário traz diversas vozes que viveram essa história: polícia, informantes do FBI, jornalistas, simpatizantes, detratores, os que permaneceram fiéis ao partido e aqueles que o deixaram.

05 Vips – Histórias Reais de um Mentiroso
Marcelo Nascimento da Rocha levou uma vida repleta de mentiras e golpes aplicados nas mais diversas pessoas. Fingindo ser sobrinho do diretor de uma companhia rodoviária ele conseguiu viajar várias vezes sem pagar. Aprendeu a pilotar aviões ao trabalhar para contrabandistas, que atuavam na fronteira do Brasil com o Paraguai. Seu golpe mais conhecido foi quando fingiu ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia de aviação Gol, em um evento patrocinado por ela em Recife. Entrevistado pela diretora Mariana Caltabiano, Marcelo conta seus feitos diretamente da prisão.

 

 

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *