Ahimsa, calçados ecologicamente correto e com estilo

Criada no início deste ano em Franca, interior de São Paulo, a marca Ahimsa produz calçados e acessórios sustentáveis, que não prejudicam a natureza e nem utilizam recursos oferecidos pelos animais. Utilizando desde a lona 100% algodão até a cola para sapatos à base de água, o fundador Gabriel Mattos Silva, de 23 anos, constrói sua marca e diz que um de seus maiores desafios é convencer boa parte da população a abandonar calçados e acessórios feitos de couro.

Com objetivo de proporcionar a produção da maneira mais sustentável possível, os insumos de animais – como o couro e outras propriedades – são substituídos não só por lona e algodão orgânico, mas também por fios de garrafa PET e algodão reciclado. O fundador da marca diz que, logo no começo, percebeu muitas adversidades na indústria vegana. “Esse é um problema que esse mercado enfrenta hoje, tudo que se diz ‘vegano’, em termos de produtos, tem quase sempre origem sintética. Sapatos, carteiras, cintos e bolsas feitas com falso couro de plástico. Sou completamente avesso a isso”, conta Silva.

Uma das bandeiras da marca é questionar o modo com que as pessoas encaram a utilização dos produtos derivados dos animais. “A mudança tem que ser de pensamento, de ideais. Não se pode forçar esse processo, que é traumático, principalmente nos tempos consumistas de hoje em dia. Então, a mudança pode ter início antes mesmo de a pessoa se livrar das posses com produtos de origem animal, e, aos poucos, alterar seus pensamentos tradicionais”, explica o empreendedor.

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