40 anos dos tênis mais épicos da Nike


O
impacto na Nike tanto na cultura popular quanto na indústria de calçados é incomparável. É uma das marcas mais conhecidas no mundo e tem uma enorme base de seguidores. Mas entre as centenas de calçados lançados desde os anos 1970, quais são mais mais inesquecíveis?

O designer britânico Stephen Cheetham se propôs a criar esse registro. Ele admite que tem preferência pessoal pro tênis de corrida, mas seu projeto Nike Decades é uma forma interessante de visualizar os tênis icônicos lançados nas últimas quatro décadas, incluindo tudo de tênis de treinamento a usados por atletas de basquete.

“Eu estava apenas olhando para os tênis que amo. A maior parte dos tênis ilustrados representam meus favoritos de cada década, apesar de alguns modelos terem ficado de fora porque achei que eram obscuros demais,” explicou Cheetham em uma entrevista. “Também inclui alguns modelos que não me agradam muito, mas representam uma parte importante da história da Nike, como o AM 95.”

Com cada década constituída por oito modelos, os sapatos escolhidos por Cheetham representam o que ele acredita ter ajudado a Nike a se definir como diferente dos concorrentes no início dos anos 70. “Eu sei que volto aos tênis de corrida dos anos 70, mas foi nessa era que a Nike se distanciou da competição, pelo menos para mim. Os designs eram limpos, simples e belos como ninguém mais estava fazendo.”
É engraçado pensar, no entanto, que ele deixou de fora um dos mais simples designs da história da Nike: o Air Force 1. Mas isso acontece sempre que alguém se propõe a montar uma lista arbitrária com apenas oito modelos por década. Não dá para agradar a todos.

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *