15 dicas para viajar sozinho

Quem disse que você precisa sempre viajar acompanhado? Desfrutar da própria companhia é ótimo e libertador! Pode ser um processo de autoconhecimento e vivências incríveis! Não dependa de ninguém para realizar o seu sonho de fazer aquela grande viagem, de descobrir novos lugares, culturas e costumes! Pensando em se aventurar dessa maneira? Nós preparamos 15 dicas para você que pretende viajar sozinho!

1 – Organize sua viagem:

Primeiro vou começar com as dicas que são as mais práticas. Fazer um planejamento prévio da viagem é algo que precisa ser feito independente se você vai viajar acompanhado ou sozinho. Mas, no segundo caso, a organização precisa ser ainda mais certeira! Até porque não haverá possibilidade de compartilhar os problemas de viagem com alguém que esteja junto com você. Por isso, pense no quanto vai gastar, escolha um destino, faça um roteiro bem bacana e reserve uma hospedagem que atenda os objetivos da sua viagem. Inclusive, esse é o tema do tópico abaixo.

2 – Hospedagem:

Como você vai estar sozinho, é importante que escolha sua hospedagem com muito cuidado e tenha certeza que é um local confiável. Pesquisar as avaliações de outros viajantes na internet é sempre uma ótima possibilidade para descobrir se o hotel que você pretende fazer a reserva é realmente bacana. Uma dica que eu acho muito legal para quem viaja sozinho é dar prioridade a um Hostel. Isso, porque, na maioria dos casos as hospedagens são compartilhadas e você poderá conhecer pessoas diferentes e até fazer novos amigos!

3 – Seguro e documentação:

Dois itens que entram nessa parte “burocrática” da organização são: fazer um seguro de viagem – afinal imprevistos acontecem – e fazer cópias dos seus documentos. Tire fotos e envie para alguém confiável! Caso você perca os originais e precise da ajuda de alguém, essa é uma boa saída.


4 – Viagem para o exterior:

Caso você vá viajar para o exterior certifique-se de falar, no mínimo, o básico do idioma local para não se perder. O mesmo vale em relação aos costumes: pesquisa um pouco a respeito da cultura e dos hábitos das pessoas que vivem no lugar. Essa dica é importante, porque não é nada legal chegar e cometer diversas gafes. É apenas um conselho, mas que pode ajudar bastante! Ah, não se esqueça de comprar um chip da operadora de onde estiver, para facilitar sua comunicação com algumas pessoas.

 

5 – Preparação da mala:

É bastante óbvio, mas opte por malas compactas e leve apenas aquilo que for necessário. Mesmo que vá ficar hospedado vários dias em único lugar, é meio complicado transportar um monte de coisas sozinho. Dê preferência para aquilo que é essencial.

 

6 – Aplicativos:

É sempre interessante baixar aplicativos úteis em seu celular para essa aventura! Um exemplo é o google translate, que vai ajudar você a traduzir vários textos!

7 – Crie um diário:

Depois de organizar todas os pontos citados acima, agora é o momento de checar dicas para aproveitar a viagem em si! A primeira é: faça um diário. Ok, não precisa ser, literalmente, um diário. Pode ser um caderninho para anotações. Nele a ideia é registrar tudo de interessante que ver, ouvir e sentir. É uma maneira de guardar essas lembranças e revivê-las sempre que quiser!

 

 

8 – Músicas favoritas:

Quando viajamos com outras pessoas sempre temos que ceder em vários aspectos. Afinal, todas as decisões devem ser tomadas em conjunto. Mas, quando você está sozinho, as decisões são suas. Que tal criar uma playlist bem legal com aquelas músicas que você ama, mas às vezes não consegue ouvir na viagem com o pessoal, porque não bate com o gosto de ninguém? Permita-se fazer o que quiser, inclusive, ouvir aquela musiquinha que todos acham brega e você adora!

 

9 – Leve um livro:

Sempre penso que livros são grandes amigos e ótimas companhias. Ao organizar suas coisas para viajar, não se esqueça de levar algo para leitura. Pode ser um livro inspirador e que faça expandir seus horizontes.  

10 – Saia da sua zona de conforto:

Todos nós sabemos quais são os nossos limites! Mas, que tal, conhecer um lugar que não estava previsto no seu roteiro ou fazer algo que talvez não teria a possibilidade se estivesse com várias pessoas? Sair da zona de conforto é sempre muito gostoso e pode render várias histórias! Desafie-se ao novo!

11 – Lado B:

É importante conhecer os tradicionais pontos turísticos de um destino! Porém, também é bem legal visitar aqueles locais considerados “lado B” da cidade: espaços que estão fora da rota e que não são muito falados, mas que têm grandes histórias para contar! É o que não está em evidência, mas que pode ser interessante! Esse é um exemplo de como sair da zona de conforto!

12 – Comida:

Nesse lugar que você decidiu conhecer, como as pessoas comem? É totalmente diferente do que você está acostumado? Pelo menos em um dia, coma algo que seja bastante típico da cidade onde você está! Se não gostar da experiência, pelo menos você tentou.

13 – Bares e baladas:

Nesse item e no de cima, a ideia é que você vivencie tudo que os moradores locais estão acostumados a fazer! É, por alguns momentos, como se você fosse um deles! Por isso, além de experimentar um prático típico, também vá a bares e baladas e conheça gente nova!  

14 – Dê sinal de vida:

Não é porque você está viajando sozinho que as pessoas vão deixar de se preocupar com você. Pelo contrário! As preocupações tendem a aumentar! Por isso, não custa nada falar onde você está! Dê aquele sinal básico de vida! Não é dar satisfação aos outros! É possibilitar tranquilidade para aqueles que amam você!

15 – Fotos:

Assim como você pode anotar toda a sua viagem em um diário de bordo, outra ideia é registrar tudo com muitas fotos. Atualmente, nós não temos mais o costume de revelar e fica tudo armazenado digitalmente. Que tal, após essa viagem, fazer um álbum com todas as imagens? Mais uma forma de se lembrar da aventura!

 

Essas são as 15 dicas para você aproveitar bastante a sua viagem sozinho! Relaxe, reflita sobre a vida, coloque a casa em ordem ou, simplesmente, esqueça de tudo! Gostaram das dicas? Conte tudo nos comentários!

 

Faça um comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *